- 7 Minutos
- Posts
- As bizarrices da Copa de 94
As bizarrices da Copa de 94
é tetra! é tetra!
quem não lembra do Galvão Bueno gritando, abraçado no Pelé, logo após o Roberto Baggio errar o último Pênalti da Itália e o Brasil ficar com o quarto caneco da copa? Mas os acontecimentos do torneio vão muito além do futebol, envolvendo assassinato, jogador abandonando a seleção, Receita Federal cobrando impostos e muitas outras bizarrices.

Baggio isolando o último pênlati
As bizarrices da Copa de 94
Em pleno 4 de julho de 1988, dia da independência norte-americana, os Estados Unidos foram escolhidos para sediar a Copa do Mundo dali 6 anos, em 1994.
Ao contrário de países que precisam construir um monte de coisa para sediar o evento, o Uncle Sam já tinha uma mega estrutura para receber as seleções e a torcida. Apesar do futebol não ser tão popular por lá — como basquete, futebol americano e hóquei, a galera compareceu em peso, lotando os estádios.
Para ter uma ideia, a final teve mais de 94 mil pessoas assistindo! Os estádios utilizados foram, na sua maioria, campos de futebol americano adaptados.
Morto por fazer gol contra

Momento do gol contra
No dia 22 de Junho, no estádio Rose Bowl, na Califórnia, Estados Unidos e Colômbia se enfrentaram pela segunda rodada da Fase de Grupos. Aos 35 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Andrés Escobar foi interceptar uma bola cruzada na área e acabou fazendo um gol contra.
A partida terminou em 2x1 para o time da casa, o que resultou na eliminação dos colombianos.
Até aí, tudo bem. Um lance infeliz do jogador, mas acontece.
Só que apenas 12 dias depois do ocorrido, o atleta foi morto com 12 tiros em frente a uma discoteca da cidade de Medellín. Os mandantes do crime teriam sido apostadores que perderam dinheiro com a eliminação do país.
Ah, e talvez o sobrenome dele esteja te lembrando alguém. Mas não! O Andrés Escobar não tem nenhum parentesco com o traficante Pablo Escobar. A única ligação é que o Andrés jogava no Atlético Nacional, time do coração de Pablo e que chegou a receber imensas quantias em dinheiro do narcotráfico.
Jogador mais velho e recorde de gols

Roger Milla e Oleg Salenko
Ainda na fase de grupos, Rússia e Camarões se enfrentaram no Stanford Stadium, também na Califórnia. Se você acompanha futebol deve imaginar que ninguém esperaria muito dessas duas seleções pouco expressivas. Porém, esse jogo entrou para a história por quebrar simplesmente 3 recordes.
Dois deles foram batidos pelo camaronês Roger Milla, que se tornou o jogador mais velho a disputar um jogo de Copa. Na ocasião, ele tinha 42 anos e 39 dias de vida. Ele também fez um gol e quebrou o recorde de jogador mais velho a marcar nas copas.
Mas o gol do Milla não ajudou muito sua seleção.
⚽ A Rússia meteu simplesmente 6x1 em Camarões! O jogador Oleg Salenko fez 5 gols, uma manita (sim, essa palavra existe), e virou o jogador com mais gols marcados em um jogo de copa até os dias de hoje.
Me demito!

Choi In-Young
Às 11 horas da manhã de 27 de Junho, no Texas, Alemanha e Coréia do Sul fizeram o jogo com a maior temperatura registrada em uma Copa: 46ºC! Diferentemente da copa do Catar, onde talvez tenha feito mais calor ainda, os estádios não eram climatizados.
A partida terminou em 3x2 pros alemães, sendo que 3 gols foram marcados no primeiro tempo.
No intervalo da partida, o goleiro Choi In-Young pediu para sair. Não do jogo, mas da seleção! Ele avisou o treinador que estava abandonando, pegou suas coisas e foi embora.
Será que ele fez isso porque tomou 3 gols? Se a moda tivesse pegado, o Júlio César em 2014 teria saído no meio do primeiro tempo contra a Alemanha? 🤔
Maradona doidão

Maradona sendo levado pela enfermeira para fazer o antidoping em 94
Pouco antes do início da Copa, o craque argentino Diego Armando Maradona estava passando pelo pior momento da sua carreira. O jogador havia se envolvido com drogas, estava acima do peso e tinha até atirado com uma arma de de chumbinho em um fotógrafo.
Daquele jeito, ele não teria chances de participar do mundial. Porém, uma empresa patrocinadora ofereceu uma grana alta caso ele jogasse, e Maradona se internou numa clínica de reabilitação e entrou em forma. 🤑
Tudo ia bem na Copa, e o camisa 10 havia inclusive marcado um gol. Até que no jogo contra a Nigéria, Maradona foi sorteado para ser examinado no antidoping (que sorte! #sqn)
Adivinhem só? Sim, o exame deu positivo. Mas não para cocaína, como muita gente pensa até hoje. O sangue de Maradona tinha Efedrina, um estimulante que ajuda a emagrecer. Para evitar problemas, a Argentina resolveu tirar o jogador da competição.
Acabôô!
Na final o Brasil venceu a Itália na primeira copa do mundo decidida nos pênaltis e trouxe a quarta taça para casa. Na comemoração, os jogadores estenderam uma faixa em homenagem ao Ayrton Senna, que tinha morrido 2 meses antes.

A Copa havia chegado ao fim, mas as bizarrices não.
Quando desembarcou no aeroporto brasileiro, a seleção trazia em seu avião 15 toneladas de bagagem, 5 vezes mais do que havia levado para os Estados Unidos.
Os brasileiros aproveitaram a ida aos States para comprar de tudo. O jogador Branco teria comprado uma cozinha completa de 18 mil dólares. 💰
A Receita Federal tentou barrar o avião e cobrar os impostos devidos, mas o presidente Ricardo Teixeira mexeu os pauzinhos e no final foi tudo liberado (ê, Brasil!).
Anos depois, a seleção foi multada pelo ocorrido em R$ 45 mil (piada, né?), e a CBF assumiu a conta e pagou tudo sem cobrar de nenhum jogador, até porque esse valor é uma merreca para a instituição.
Bonus fact: A Copa dos EUA foi a que teve maior público até hoje: 3.587.538 de pessoas.
Bonus fact 2: Em 2014, no Brasil, o goleiro Mondragón quebrou o recorde do Roger Milla e entrou em campo com 43 anos.
Compartilhe
Se você curte a nossa news, compartilhe com seus amigos. É só encaminhar esse e-mail!
Até a próxima edição!